segunda-feira, 11 de maio de 2009

Texto sobre Mídias

O mundo em que vivemos vem assistindo a um verdadeiro deslumbramento pelas mídias. Elas têm se constituído, tempo a tempo, como potentes formadoras de opinião e vêm causado uma verdadeira revolução cultural. Vêm alterando comportamentos, hábitos e costumes. Além disso, elas têm influenciado, em especial a informática, todos os campos do conhecimento humano. Pelas exigências sociais que delas emergem, o homem contemporâneo se vê obrigado a se incluir no mundo informatizado. Essa necessidade de inclusão ? atualmente denominada inclusão digital ? tornou-se mister mais pelas reivindicações do mercado de trabalho que por uma aspiração simples e pessoal de adaptação social às necessidades do mundo contemporâneo. A escola pública é figura central do papel do Estado na participação do processo de inclusão digital como cidadania. E se cabe à escola formar indivíduos para o mercado de trabalho e propiciar a constituição do cidadão, não há mais como negar a necessidade da apropriação pela instituição escolar dos meios tecnológicos. É com essa visão que um grupo de professores da escola estadual Dona Helena Guilhon tem caminhado rumo à inclusão digital. O objetivo não é só ensinar informática. Para além disso, é fazer com que alunos tomem o computador e a internet como os mais importantes e eficientes instrumentos de busca e construção do conhecimento. E para isso, o computador deve passar a ser visto pelo aluno como mais do que um simples aparelho que promove a interação interpessoal via "salas de bate papo" ou "MSN". A caminhada não é fácil nem célere. Não obstante as dificuldades, já demos os primeiros passos: implantação de um projeto de gestão pedagógica do Laboratório de Informática da escola, cuja execução será efetivada por professores lotados especificamente para esse fim; curso de formação continuada em informática para professores; planejamento do uso do laboratório de informática por alunos e professores; criação do blog da escola; e o aproveitamento dessas ferramentas por projetos a serem executados na escola. Sem dúvida, muito ainda há que se fazer. Contudo, os primeiros passos os professores do Helena Guilhon já trilharam nessa caminhada, que é um estimulante e prazeroso desafio".

Profº Wladimir é professor de Língua portuguesa de nossa escola



Nenhum comentário:

Postar um comentário